quarta-feira, 4 de maio de 2011

Grand Theft Auto IV







Grand Theft Auto IV (também conhecido pelas abreviações GTA IV e GTA 4) é um jogo de ação da série Grand Theft Auto, criado pela Rockstar Games, produzido por suas subdisiárias e lançado em 29 de Abril de 2008 para PlayStation 3 e Xbox 360 e em 2 de Dezembro de 2008 paracomputador. Em 17 de fevereiro de 2009, a versão para Xbox 360 ganhou duas expansões, subintituladas The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony, que ganharam versões para PC e PlayStation 3 em 13 de abril de 2010. O jogo obteve um imenso sucesso, chegando a ter mais de 13 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Também ganhou uma excelente avaliação, vistada por grandes sites sobre o assunto, comoMobyGames e GameSpy.

Jogabilidade

Grand Theft Auto IV tem uma base semelhante a de seus antecessores, que consiste em controlar um personagem livremente em um ambiente grande e amplo, no caso uma grande metrópole insular. A pé, o jogador pode andar, correr, saltar, escalar, nadar (mas não mergulhar), comer, beber, e também, utilizar diversos tipos de armas, sejam elas facas, bastões, pistolas, fuzis, bazucas, granadas e outras. Também é possível utilizar veículos, como carros, motos, caminhões, barcos e helicópteros. Existem também atividades complemetares, como boliche e corridas. Sendo o jogo centrado no mundo do crime, o jogador pode também realizar ações ilegais, como roubar, agredir e/ou matar alguém, o que pode chamar a atenção de policiais.
Embora seja necessário completar as missões para o desenrolar do enredo e para que o jogador libere certas áreas, estabelecimentos e conteúdos do jogo; é possível realizá-las a qualquer momento do jogo, e em diferentes ordens. Algumas missões, contudo, podem surgir repentinamente e o jogador terá de completá-las assim que for informado. Um fato novo na série é a possibilidade de fazer escolhas, como por exemplo, matar alguém ou poupar sua vida, ou escolher alguém para matar entre duas pessoas. Algumas escolhas podem ser insignificantes para o enredo, outras podem determinar até o final do jogo.
O uso dos softwares Bullet e Euphoria proporcionaram ao jogo movimentos mais reais do que os anteriores.

Polícia

O sistema de "Nível de Procurado" foi alterado em relação aos jogos anteriores. O número de estrelas aumenta conforme o jogador pratica crimes cada vez mais violentos, e esse aumento é correspondido pelo envio de homens e veículos de agências mais bem-equipadas. Contudo, são outras as agências que perseguem o jogador. Nas ediçõs anteriores, o jogador era perseguido pela SWAT, pelo FBI e até pelo exército norte-americano, mas agora a polícia é auxiliada por policiais da NOOSE (National Office of Security Enforcement - uma paródia da DHS[19]) num nível de três estrelas, e por agentes da Unidade de Resposta Tática da NOOSE (uma paródia da Unidade de Serviço de Emergência do Departamento de Polícia da Cidade de Nova Iorque) ou agentes do FIB (Federal Investigation Bureu - paródia do FBI) em níveis de quatro estrelas em diante.
A partir do nível de três estrelas, um helicóptero da polícia é enviado, contendo homens armados com fuzis. Se o nível de estrelas for maior, um helicóptero maior será enviado, embora ainda sejam utilizados atiradores de elite, ao invés das metralhadoras automáticas da aeronave.
Quando Niko passa a ser procurado, um círculo forma-se em volta dele. Ele demarca a área onde a polícia estará procurando por ele. Se o personagem sair do círculo e não for avistado por algum policial após um tempo, a perseguição acaba. O círculo aumenta conforme o nível de procurado também aumenta. Há outras maneiras de se escapar da polícia, como utilizando um Pay 'n' Spray (desde que a polícia não o veja entrando no estabelecimento), trocando de veículos escondido da polícia, ou simplesmente ligando para certos personagens que podem ter a habilidade de livrar Niko dos policiais





Nenhum comentário:

Postar um comentário